1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 memorial
casa 1
gonçalves-mg, 2011

“A casa é um pretexto para ver a paisagem. Um enquadramento possível da Serra da Mantiqueira. O programa é singelo: uso eventual, dois quartos, sala, cozinha e terraços para se passar frio - Gonçalves fica a 1400m de altitude. Entre as pendentes da Serra, todo o terreno é acidentado e o desenho de novos trechos planos é desejável. A cobertura da casa delimita o horizonte, reserva o acesso e se oferece como suporte para os usos do terraço. Sala e quartos voltam-se para vista: um apartamento no alto do morro. A obra, por fim, é resultado do zelo da mão de obra e dos materiais disponíveis no local, e revela-se na exposição crua das instalações e dos elementos construtivos.”


A residência se insere em um terreno de chácara, no sul de Minas Gerais, em que se prevê a construção de uma segunda casa (em fase de projeto). Sua implantação incluiu o desenho de acesso de veículos para as duas casas.
A encomenda do projeto previa: custo reduzido, construção com mão-de-obra e materiais locais, respeito à topografia, manutenção da vegetação existente, aproveitamento das visuais e a criação de ambiente intimista, tendo em vista a finalidade da casa: residência de uso eventual.
O partido arquitetônico atende às demandas do cliente, com adoção de tijolo local como principal material construtivo. Buscou-se reduzir ao máximo o uso de concreto armado usinado, tendo em vista as dificuldades logísticas, que impediam o acesso de betoneiras. Assim, apenas as vigas principais e fundações são de concreto moldado in-loco. A estrutura se resolve, portanto, pelo apoio dessas vigas e lajes pré-fabricadas sobre a própria alvenaria de tijolos de barro. As placas de concreto do terraço foram pré-moldadas no próprio canteiro de obra.
As instalações estão todas à vista, com detalhes desenhados pelos arquitetos, como fixações e luminárias. A serralheria foi também desenvolvida por profissionais locais a partir de projeto específico.
O desenho minucioso de todos os detalhes da casa, o uso de materiais e mão-de-obra exclusivamente locais e a austeridade dos acabamentos empregados garantiram uma obra econômica e sem percalços.

Arquitetura: B Arquitetos
Felipe Noto / Maira Rios / Paulo Emilio Buarque Ferreira
+ Thiago Mendes / Mirela Caetano
Localização: Gonçalves, MG
Estrutura: Marcelo Bianco / Inner Engenharia
Construção: Sergio Venâncio
Data obra: 2011