1 2 3 4 5 6 7 8 memorial
renova sp | cabuçu de baixo 4
projeto vencedor de concurso nacional de projetos | são paulo, 2011
A região do P.A.I. Cabuçu de Baixo 4, no distrito de Brasilândia, apresenta grande complexidade de intervenção, por estar situada em área de fronteira da ocupação urbana e contar com diversas moradias em áreas risco. Ocupação precárias são observadas em encostas e ao longo dos córregos Cabuçu, Canivete e Carumbé.
 
As intervenções propostas para a área contemplam as ocupações em áreas de risco, com contenção de encostas e liberação das margens dos córregos. Espaços de lazer e uso público devem ocupar essas áreas. Um grande parque linear a ser criado, conectando os córregos à área de preservação ao norte do Perímetro deve abrigar novas habitações.
Dessa forma, as áreas verdes passam a catalisar as intervenções, com integração de equipamentos públicos existentes e a serem criados, obras de saneamento ambiental, melhoria do sistema viário e provisão habitacional.
 
Áreas na fronteira da ocupação urbana, ao norte do perímetro, devem contar com “equipamentos de fronteira” - espaços de reunião comunitária, educação ambiental, geração de emprego e renda e ponto de apoio à preservação da Cantareira.
 
Em ocupações com problemas de acessos e altas densidades, prevê-se a intervenção de miolo de quadra, com abertura de espaços livres, criação de equipamentos públicos e conexão às redes de infra-estrutura. As famílias a serem removidas nessas quadras devem ser reassentadas em pequenas construções a serem implantadas junto aos espaços livres criados.
 
A manutenção dos moradores atualmente em situação de risco na comunidade da Brasilândia, em seu bairro de origem, ocupação que remonta a meados do século passado, é premissa básica do projeto. Ao mesmo tempo, espera-se contribuir com o processo de congelamento da fronteira de ocupação urbana, e inflexão do espraiamento metropolitano, incluindo a comunidade nas ações de urbanização.

B ARQUITETOS + ZEHBRA ARQUITETOS
Equipe:
Arq. Maira Rios
Arq. Felipe Noto
Arq. Paulo Emilio Buarque Ferreira
Arq. Jordana Zola
Arq. Mariana Alves de Souza
Arq. Guilherme Petrella
Colaboradores: Arq. Nicolau Peric de Freitas, Arq. Mirela Caetano, Arq. Fernando Boari, Arq. Daniele Queiroz e Gabriel Esteves (estagiário)